Siga-nos

Receitas Doces

Bolo de Cenoura com Chocolate Durinho

O bolo de cenoura com chocolate é um dos mais tradicionais nas padarias e supermercados, sendo amado pelos brasileiros e praticamente um prato nacional.

Então, precisamos falar sobre ele, não é? Para isso, separei aqui uma receita fácil, barata e prática: para você não perder tempo na rotina. Vamos lá!

Bolo de cenoura com chocolate

Para começar, essa receita se divide em duas partes: ingredientes da massa e cobertura. Mas também vou te ensinar a fazer aquela casquinha durinha, ideal para quem gosta de cortar a receita em pedaços.

Massa

  • Meia xícara de óleo;
  • 4 ovos;
  • 2 cenouras grandes;
  • 2 xícaras de açúcar;
  • 2 xícaras e meia de farinha de trigo;
  • 1 colher de sopa de fermento em pó.

O preparo da massa começa com a cenoura. Lave, tire as pontas e rale tudo. Coloque a cenoura, ovos e óleo no liquidificador, batendo até ficar homogêneo.

Em seguida, adicione o açúcar e bata por 4 minutos.

Coloque a mistura em um recipiente e acrescente a farinha aos poucos, misturando bem. Ao final, despeje o fermento e utilize um garfo para misturar até incorporar.

Coloque em uma forma untada e leve para assar em forno pré-aquecido por 40 minutos, a 180º.

Não se esqueça de conhecer a página oficial e siga para não perder nenhuma novidade!

Cobertura

Enquanto o bolo assa, vamos começar a preparar a cobertura. Então, separe:

  • 1 colher de manteiga;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 3 colheres de chocolate em pó;
  • 1 xícara de leite;
  • 1 xícara de açúcar.

Coloque todos os ingredientes em uma panela, misture e leve ao forno médio. Vá mexendo até ficar em uma consistência de creme.

Essa opção fica um pouco mais cremosa. Então, a dica é desenformar o bolo e jogar a calda como preferir.

Bolo de cenoura com chocolate recheado direto do forno

Uma dica interessante para economizar tempo na cozinha é rechear o seu bolo de cenoura ainda na assadeira, antes de colocar para assar. E é muito simples.

Com a massa pronta e a forma untada, coloque metade da massa, adicione o recheio (evitando muita proximidade com as bordas) e despeje o restante da massa. Agora é só levar para assar.

O ideal é servir na assadeira ou usar uma forma de fundo removível.

E o que usar como recheio?

Existem diversas dicas do que você pode usar para rechear o seu bolo. O ideal é escolher opções mais densas, mas não tão pesadas, evitando que afunde.

Assim, a minha indicação é usar barras de chocolate, você pode colocar inteira ou ir quebrando. Se tiver aquelas barras maiores, também pode ralar, para dispersar.

Outra opção (um pouco mais cara) é usar Nutella. Neste caso, use uma colher de sobremesa para fazer pequenas bolas, coloque em um prato com papel plástico ou manteiga e congele antes de colocar na massa.

Cobertura de chocolate durinha: como fazer?

Por fim, se você gosta daquela casquinha durinha de chocolate, popular nas receitas de padaria, uma dica especial é usar a cobertura acima sem o leite condensado.

Ou seja, você vai misturar 8 colheres de chocolate em pó (preferencialmente 50% cacau), 8 colheres de açúcar, 4 colheres de leite e 2 colheres rasas de margarina/manteiga sem sal.

Coloque tudo em uma panela em jogo baixo. Vá misturando até ficar homogêneo e por mais 10 minutos, você vai notar que a calda ferve bastante.

Devido ao açúcar, fica mais consistente depois que esfria.

Por isso, coloque a calda ainda quente sobre o bolo morno ou frio e deixe esfriar assim. O ideal é colocar ainda na forma, que vai ajudar a deixar a calda no “lugar”.

Espere esfriar bem, vai endurecer, e depois corte os pedaços.

Agora, aproveite para fazer parte do melhor grupo de receitas baratas, compartilhe a sua ou deixe a dica do que gostaria de ver por aqui!

Acesse Nosso Grupo no WhatsApp e Receba Receitas Diariamente

Acesse Nossa Página do facebook

Acesse Nosso Grupo no Facebook

Click para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tendências